domingo, 10 de fevereiro de 2008

Planejamento 2008

C.E.P.A.C. - Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral
Disciplina: Sociologia
Professora: Gabriela de Souza Honorato
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Planejamento Anual - 2008
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1. Público-Alvo:
estudantes do terceiro ano do ensino médio.
2. Carga-Horária: dois tempos semanais de 50 minutos.
3. Objetivos: De acordo com as orientações normativas da LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que estabelecem concepções e práticas pedagógicas para ensino médio brasileiro, e de reflexões quanto ao papel da SOCIOLOGIA no processo de formação do alunado, a proposta é a de que esta disciplina seja um espaço para o desenvolvimento do espírito científico e de competências intelectuais tal como o saber elaborar críticas e propostas de intervenção na realidade social. Os alunos serão sensibilizados à problematização sociológica dos fenômenos sociais, além das fronteiras do entendimento naturalizado do senso comum, observando sua vida em comunidade e sua existência no mundo; ao questionamento e à relativização da aparente verdade dos valores e das representações sociais; e à comparação de realidades distantes e culturalmente diferenciadas. Os alunos também serão estimulados a perceber os fenômenos sociais como resultado de ações, atitudes, crenças que têm sentido e historicidade; à “produção” dos conceitos (“ferramentas” para a compreensão da realidade social), focalizando transformações sociais, econômicas, políticas e culturais das sociedades modernas. Pretende-se ainda, que o curso possa ser um instrumento para aumentar o capital cultural dos estudantes e para fazer com que percebam seu papel de cidadãos, despertando-os o interesse por participar da vida política do país.
4. Previsão das Necessidades e Racionalização de Recursos:
- no início do curso os alunos serão informados sobre o planejamento anual;
- a professora irá planejar com antecedência todas as atividades para cada aula, como por exemplo, a exposição sistematizada dos temas, questões para reflexão, cartazes, murais, etc;
- a professora deverá trazer pequenos textos para a sala de aula que ajudem a socializar entre os alunos os conteúdos a serem desenvolvidos;
- uma vez que se pretende contextualizar os conteúdos com exemplos concretos do cotidiano dos alunos, nas atividades em grupo e nos debates em sala de aula, se estimulará a utilização de materiais da grande imprensa nacional e pesquisas via Internet;
- nos debates, deverá ser apresentada questões e proposta hipóteses interpretativas, deixando espaço para que os alunos discutam problemas e enriqueçam suas reflexões acerca dos conteúdos vistos;
- a professora deverá selecionar filmes de longa e curta-metragens, além de documentários relacionados com os temas desenvolvidos;
5. Determinação dos Procedimentos: A professora julga que para um bom desenvolvimento do curso, deverá proceder com diferentes técnicas, de acordo com o tema a ser trabalhado e com as atividades propostas. Dentre elas teremos: aulas expositivas; trabalhos em grupo; debates; relatórios; pesquisas; participação em Comunidade do Orkut, onde os alunos que postarem mais “scraps” a cada bimestre serão premiados; participação no “blog” criado para as turmas do terceiro ano do ensino médio do C.E.P.A.C.
6. Avaliação: Os dez pontos bimestrais serão distribuídos da seguinte forma: cinco pontos para o provão; três pontos para trabalhos; um ponto para vistos no caderno.
7. Conteúdos: Segundo o documento “Reorientação Curricular para o Ensino Médio e Ensino Fundamental 2o. Segmento no Estado do Rio de Janeiro – Ciências Humanas – Sociologia” (GRIN, Mônica; MAIA, Maria Manuela Alves & ROCHA, Sandra Maria Rodrigues, novembro de 2004), a disciplina pode ser organizada de forma a seguir diferentes eixos temáticos. No entanto, dependendo de acontecimentos que envolvam questões importantes a serem discutidas sobre a realidade social, os conteúdos programados poderão sofrer alterações.
1o. Bimestre – Sociedade Moderna, Trabalho e Desigualdades
Habilidade: relacionar o surgimento da sociologia com a emergência do mundo moderno e os problemas da classe trabalhadora.
Competências: compreender a questão do trabalho dentro da sociedade capitalista, a expansão dos mercados, o avanço tecnológico e o desemprego estrutural; compreender as transformações do mundo do trabalho e o novo perfil do trabalhador exigido pelas novas formas de organização do trabalho; refletir sobre o projeto de vida diante do quadro social apresentado.
Conteúdos Programáticos:
a) economia de mercado;
b) a ética capitalista do trabalho;
c) trabalho e alienação;
d) desemprego estrutural;
f) globalização (efeitos humanos e sociais);
g) neoliberalismo (efeitos humanos e sociais;
2o. Bimestre – Cidadania e Política
Habilidades: identificar diferentes formas de organização do poder nas sociedades modernas.
Competências: compreender a dimensão do poder diferenciando-o do conceito de política, as relações do poder no cotidiano e a importância das ações políticas; compreender as diferentes formas de Estado e de regimes políticos; explorar os movimentos sociais no Brasil e no mundo; valorizar o exercício da democracia, a legalidade e a legitimidade do poder, a cidadania, os direitos e deveres do cidadão.
Conteúdos Programáticos:
a) “o que é política?”;
b) “o que é cidadania?”;
c) relações de poder e autoridade;
d) direitos naturais, civis, políticos e sociais;
e) sistemas políticos e regimes de governo
f) partidos políticos no Brasil;
g) a democracia moderna;
h) movimentos sociais e cidadania.
3o. Bimestre – Problemas Sociais – módulo I
Habilidade: identificar as desigualdades entre as nações, na América Latina e no Brasil. Competências: entender a pobreza como um grande problema da humanidade, o papel da ONU e das ONGs; compreender que a dominação européia e norte-americana, expressa pelo colonialismo e pelo imperialismo são causas fundamentais das desigualdades regionais; compreender que a diferença racial é arbitrária, que não existe nenhuma base biológica que a possa explicar; compreender o que é grupo minoritário; entender que a assimilação e a manutenção do pluralismo cultural são formas diferentes de integração; compreender que os conceitos de feminilidade e masculinidade são construções sociais e culturais e, portanto, além de mutáveis, não tornam homens e mulheres diferentes do ponto de vista de suas capacidades e direitos; compreender os fenômenos de violência urbana e favelização.
Conteúdos Programáticos:
a) as diversas formas de dependência nos dias atuais;
b) pobreza e subdesenvolvimento;
c) preconceito e discriminação racial;
d) formas de perseguição étnica e racial;
e) desigualdades de gênero, raça e etnia;
f) o masculino e o feminino;
g) a questão da violência;
h) a questão da favelização nos grandes centros urbanos.
4o. Bimestre – Problemas Sociais – módulo II
O 4º. Bimestre será dedicado ao debate de problemas que envolvam a realidade dos alunos. Portanto, a/s habilidade/s, competências e o conteúdo programático serão definidos por eles próprios de forma democrática.

Um comentário:

Marcus disse...

Oi Gabi,

sou o César um dos gêmeos. Tudo bem?

queria te dar uma notícia muito boa que contou com grande colaboração sua. Só que seu email voltou. É sobre o FURS Competition de 2008.

Bj